domingo, 4 de abril de 2010

'Brasil do consumidor otário’ acerta alvo da 49ª semana


Na semana em que o Governo Lula coloca um ponto final na redução do IPI dos carros, descobre-se que os veículos produzidos no Brasil são bem mais caros aqui no país que os mesmos modelos brasileiros comercializados no México e na Argentina. A notícia (01/04), produzida pelo Jornal da Globo e disponibilizada no site G1, acertou na mosca o alvo da 49ª semana do Target NewsWeek, game de análise de notícias que classifica as cinco que fizeram a diferença ao longo da semana. O mesmo veículo pode custar a metade no México. Segundo a reportagem veiculada no Jornal da Globo, a culpa de tal discrepância recairia sobre o excesso de peso da nossa carga tributária. Um modelo que no Brasil custa R$ 32 mil é vendido na Argentina pelo equivalente a R$ 22 mil, e sai ainda mais barato no México: R$ 18 mil. Diferenças tão grandes nos preços são explicadas, em parte, pelos impostos. Na Argentina, a carga tributaria em um automóvel varia de 15% a 20%. No México, 20%. Já no Brasil, fica entre 27% e 40%. Mas isso não explicaria tudo. Por trás de preços tão convidativos lá fora estaria na verdade uma estratégia de marketing das montadoras para garantir uma fatia de mercado nesses países. O consultor do setor automotivo Marcelo Cioffi confirma que não são apenas os impostos que explicam os preços mais salgados no país. As montadoras aproveitam o bom desempenho do Brasil para aumentar a margem de lucro por aqui. Ou seja, explora o poder de compra dos brasileiros quando o governo faz uma redução de impostos de fachada. Trocando em miúdos, o consumidor brasileiro está sendo lesado duas vezes: pela ganância das montadoras para remeter lucros para suas respectivas matrizes endividadas e pela cobrança de extorsiva de impostos pelo governo. Quer dizer, a redução do IPI serviu apenas para salvar os rombos fiscais das empresas, pois o valor da redução dessa alíquota pelo governo será toda diluída pelos juros exorbitantes cobrados pelos financiamentos. Até existe na internet um movimento de boicote às montadoras. Mas, brasileiro, você sabe muito bem como é...

Reveja agora as outras notícias que acertaram o alvo na última semana:

Lula reconhece que PAC cumpriu menos de 50% das obras previstas

Ministros candidatos elevam em 110% verbas para seus Estados

Pesquisa afirma que 53,5% dos negros já estão na classe média

Estudo: Violência migra das capitais para cidades do interior do país

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