sexta-feira, 29 de outubro de 2010

‘Supremo revive Pilatos em Ficha Limpa meia-boca’ 79ª


Atualizado às 12h07 - 22/10
Supremo Tribunal Federal (STF) revive Pilatos ao editar novo empate em votação que mantém Lei da Ficha Limpa em vigor apenas para os casos, em que o político acusado de corrupção renunciou ao cargo para evitar cassação do mandato. A notícia(28/10) produzida por Mário Coelho e disponibilizada no portal Congresso em Foco, acertou na mosca o alvo da 79ª semana do Target NewsWeek, game de análise de notícias que classifica as cinco (se houver)que fizeram a diferença ao longo da semana. Nem tudo está decidido sobre a Lei da Ficha Limpa. A decisão tomada no caso Jader Barbalho foi um passo importante. Mas o STF ainda terá de responder a outras questões sobre a validade da lei ao julgar os próximos recursos. Por exemplo: haverá nova eleição para senador no Pará?

Ao negar o recurso extraordinário de Jader Barbalho (PMDB-PA), o Supremo Tribunal Federal deu mais um passo para a consolidação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). Porém, apesar de a corte decidir que as novas regras de inelegibilidade valem para 2010, ainda faltam questões para os ministros responderem. Pelo menos outros 12 recursos, que já subiram para o Supremo, esperam análise pelo plenário.

Causas e consequências da notícia A notícia revela como houve uma dura degeneração ética, moral e de valores da sociedade brasileira ao longo dos anos em que Lula está à frente do comando executivo do país. De acima abaixo, ninguém parece fazer parte de mais nada, principalmente, quando está sob o crivo da lei, quando se é chamado para dar a cara à tapa. Pior, essa degeneração ocorre progressivamente a partir das esferas superiores - que deveriam primar pelo exemplo - para aquelas situadas nas cisternas do Brasil, que aprenderam a viver apenas sob a pecha da maldita transferência de renda (bolsa família), que não tem nada a ver com distribuição justa de renda pelo Capital – coisa que a China o Brasil insistem em atropelar. Ninguém mais quer saber se isso impacta negativamente ou não no seio da família brasileira. Quando o Supremo Tribunal Federal (maior poder do país) se exime de decidir por si só uma matéria que cabe apenas a ele decidir, a sociedade perde não só a credibilidade nas instituições públicas, perde, sobretudo, as garantias que a manteriam no caminho da ordem e do progresso, palavras apenas substantivas pintadas de branco na bandeira nacional. Na era do Twitter não adianta criar factóides comprando por milhões espaço nas mídias tradicionais. Elas já não ditam mais nada! E não foi a primeira vez que os ministros do Supremo reviveram Pilatos na sua mais torpe forma e expressão. Se esqueceram de devolver o Haiti para a natureza quando isso era algo impensável (transferindo toda a sua população para os países ricos), falta ao Brasil e aos brasileiros a dignidade de decidir sob qual tragédia querem ser aniquilados como desculpa para sumir de vez do mapa dos países que buscam a real valorização do homem. Pois, do contrário, somos apenas bichos amazônicos como os filmes de Hollywood costumam estampar nas telas dos cinemas do mundo inteiro...

Reveja agora as outras notícias que acertaram o alvo na última semana:

Valor da Petrobras cai US$ 14,2 bi após capitalização do Pré-Sal

Como se proceder para recuperar privacidade no Google Street View

Emissões brasileiras de gases estufa aumentaram cerca de 60%

Brasil ocupa 69ª posição em ranking de percepção de corrupção

Nenhum comentário:

Postar um comentário