sexta-feira, 22 de outubro de 2010

'Notícias sérias monetizam mais' acerta alvo da 78ª


Atualizado às 15h29 - 22/10
As notícias consideradas 'sérias' lideram ranking de receita gerada por publicidade online, superando até notícias de conteúdo 'banal', como as de celebridades. A notícia(21/10) produzida pela Redação Portal Imprensa e disponibilizada no portal do UOL, acertou na mosca o alvo da 78ª semana do Target NewsWeek, game de análise de notícias que classifica as cinco (se houver)que fizeram a diferença ao longo da semana. O Índice Vault revelou que as reportagens "sérias" lideram receita gerada por publicidade dos sites de notícias. O resultado, divulgado pela empresa Perfect Market, lista os dez assuntos mais valiosos para a publicação de matérias na internet.A Perfect Market é uma empresa que ajuda editores a maximizar a receita online por meio de contéudo noticioso.

Reportagens sobre os benefícios pagos aos desempregados norte-americanos aparecem em primeiro lugar no ranking. Em seguida, notícias relacionadas ao vazamento de óleo no Golfo do México e ao recall de ovos de granja nos EUA. Já as matérias sobre celebridadas, que geram grande número de acessos nos sites, não aparecem entre as notícias mais rentáveis do Índice Vault. Segundo a presidente-executiva da Perfect Market, Julie Schoenfeld, "as histórias com real oportunidade de gerar receita" para as empresas são aquelas "sobre assuntos difíceis, que afetam a vida das pessoas".

Causas e consequências da notícia A notícia reforça a tese deste blog de que as pessoas estão buscando cada vez mais por notícias cuja informação realmente interessa. Há mais de um ano, o Target NewsWeek foi criado como uma espécie de jogo de análise semanal de notícias publicadas na imprensa. A idéia é estimular a reflexão sobre a fonte da notícia e como ela é disponibilizada para consumo. O game busca promover a notícia que acertar na mosca o alvo da informação que realmente interessa e gera ações e resultados práticos para um número maior possível de pessoas. Na taxionomia da notícia, o nosso leitor é convidado a criticar a edição e as fontes de informação que deram origem às breaking news por meio de comentários. A iniciativa visa combater a venda de notícias de conteúdo vazio, com pouca ou nenhuma relevância social. Ainda tem como meta valorizar a prática do jornalismo como último baluarte do espaço público, quando assistimos a desvalorização do profissional de jornalismo, a decadência das empresas jornalísticas e a perda do foco por parte dessas empresas da notícia que realmente interessa...

Reveja agora as outras notícias que acertaram o alvo na última semana:

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