sexta-feira, 15 de outubro de 2010

‘Descompasso entre emprego e desemprego’ acerta 77ª


Atualizado às 18h03 - 15/10
Descompasso entre vagas de emprego e desemprego norteou teoria desenvolvida por três economistas vencedores do Prêmio Nobel de Economia 2010. A notícia(12/10) produzida por Andrei Netto e disponibilizada no site do jornal O Estado de S.Paulo, acertou na mosca o alvo da 77ª semana do Target NewsWeek, game de análise de notícias que classifica as cinco (se houver)que fizeram a diferença ao longo da semana. A teoria econômica que defende a flexibilização do mercado de trabalho para estimular a geração de empregos valeu a dois americanos, Peter Diamond e Dale Mortensen, e ao cipriota-britânico Christopher Pissarides o Prêmio Nobel de Economia em 2010. Criados em 1994, os modelos desenvolvidos pelos três pesquisadores ajudam a explicar o "ruído" na comunicação entre a oferta e a procura em diferentes mercados.

A teoria criada por Diamond, 70 anos, Mortensen, 71 anos, e Pissarides, 62 anos, "visa explicar como uma taxa de desemprego elevada pode, às vezes, subsistir a despeito de uma oferta de empregos largamente disponível". Seus modelos "ajudam a entender como o desemprego, as vagas e os salários são afetados pela regulação e pela política econômica".

Causas e consequências da notícia A notícia desvenda alguns mitos da economia. Entre eles está um mantra do liberalismo econômico contemporâneo: "Quanto maior é o seguro-desemprego, mais a taxa de desemprego é elevada e mais o tempo de procura é longo". Entre as soluções apontadas está a redução dos custos de demissão, o que traria maior fluidez ao mercado de trabalho, auxiliando a redução do desemprego. Sob esse prisma, o trabalhador seria o grande culpado pelo descompasso entre emprego e desemprego? Está na hora de criarmos uma rede social para operar o casamento entre vagas de emprego e demanda de mão de obra e colocarmos um ponto final na monetização de vagas por agências de emprego. Neste caso, o governo deveria intervir para acabar com essa farra!

Reveja agora as outras notícias que acertaram o alvo na última semana:

Estratégia de parceria proativa resultou no resgate dos 33 mineiros

Divórcios têm aumento de 149% em São Paulo após novas regras

Serara:Inadimplência do consumidor sobe pelo 5º mês consecutivo

Quanto mais estudar risco de ter pressão alta por cair em até 12%

Nenhum comentário:

Postar um comentário