sexta-feira, 1 de outubro de 2010

‘Google Street View no Brasil’ acerta alvo da 75ª semana


Atualizado às 15h38 - 01/10
Agora está tudo dominado! O Google Street View já está funcionando em solo brasileiro, sem que os Estados Unidos soltasse uma bomba atômica sequer. A notícia(30/09) produzida pela redação da seção de Tecnologia do Terra e disponibilizada no seu respectivo webjornal, acertou na mosca o alvo da 75ª semana do Target NewsWeek, game de análise de notícias que classifica as cinco (se houver)que fizeram a diferença ao longo da semana. Após meses de trabalho, o Google Brasil lançou o serviço Street View no país. A novidade permite que os usuários que acessam o Google Maps, o site de mapas da empresa, possam realizar um passeio virtual pelas ruas de cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.Em alguns países a chegada do Google Street View foi bastante conturbada e logo foi acusado de violar a privacidades das pessoas. No Brasil, a captura de fotos e a sua veiculação sem autorização pode ferir o direito à privacidade e à imagem, estampados no inciso X do Artigo 5º. da Constituição Federal.

Além das regiões metropolitanas das capitais, cidades históricas de Minas, como Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina e Ouro Preto estão no serviço. No total, 51 municípios foram mapeadas no Brasil, primeiro país da America do Sul a contar com esse serviço.

Causas e consequências da notícia A notícia revela como nós estamos equivocados em ainda temer que a invasão americana acontece por terra. Erramos todos! A invasão é quase invisível e acontece pelo ar através de tecnologias digitais. Não é uma invasão bélica de governo contra governo, mas é sim uma invasão silenciosa privada contra todos nós. Mas como pode ser isso? Ora, de qualquer computador dos EUA pode-se saber a localização exata de qualquer área militar do Brasil, qualquer hospital de grande porte, qualquer base de corpo de bombeiros. Enfim, mapear as informações de segurança nacional a partir de um clique, uma vez que as imagens já estão no banco de dados do nosso 'inimigo' Google. Se por um lado a inciativa traz benefícios sócio-econômicos e culturais, a tecnologia por traz do Google Street View expõe o país de uma maneira visceral e miseravelmente irreversível. É como se todos nós passássemos a andar pelados pelas ruas, expostos até a alma. Num país em que o STF decide na última hora qual deve ser o documento a ser usado numa votação para presidente da República, não é difícil imaginar o caos quando essa invasão ocorrer de fato pela tríplice fronteira...

Reveja agora as outras notícias que acertaram o alvo na última semana:

Supremo Tribunal Federal decreta fim do título de eleitor

NewTwitter supera MySpace e já é 3ª rede social do planeta

Em dois anos, Brasil sofreu 70 atentados contra a imprensa

Vantagens de investir em ações com um agente autônomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário