sexta-feira, 24 de setembro de 2010

‘STF abre mão de votar ’ acerta alvo da 74ª semana


Atualizado às 16h26 - 24/09
Presidente do STF, Cezar Peluso, abriu mão do seu poder supremo de votar em favor da democracia. A notícia(24/09) produzida pelas redações do G1 (Brasília) e Revista Exame e disponibilizada nos seus respectivos webjornais, acertou na mosca o alvo da 74ª semana do Target NewsWeek, game de análise de notícias que classifica as cinco (se houver)que fizeram a diferença ao longo da semana. Palavras injustificáveis de Pelunso para não dar seu voto de minerva: "Meu voto não vale mais que o de qualquer dos outros ministros, Se valesse, cinco não teriam discordado". Durante o processo de julgamento, o prsidente do STF, Cezar Peluso, ja havia dado seu voto de empate contra a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa.

o julgamento sobre a validade da lei foi concluído com um empate de 5 a 5. Diante do impasse, os ministros do STF decidiram suspender o julgamento e marcar para as 14h de segunda-feira uma sessão extraordinária. Apesar de tratar de outro processo, qualquer ministro, segundo a assessoria do STF, pode pedir, durante a sessão, um aparte ou questão de ordem para tratar da Lei da Ficha Limpa.

Causas e consequências da notícia A notícia revela como anda o nosso poder judiciário. Quando o presidente do Supremo pede para entrar em bola dividida é certo que as coisas não andam bem com a justiça brasileira. Com rendimentos mensais de um ministro do STF ultrapassando a casa dos R$ 25 mil é de se estranhar a decisão de Peluso de pipocar na hora que a sociedade da qual ele faz parte mais clama por um judiciário mais atuante. Ao debruçar-se sobre o projeto do Ficha Limpa, o STF não deveria encarar a inciativa popular como uma lei qualquer à luz da Constituição Federal repleta de incoerências, mas sob a perspectiva do imaginário social que encara a justiça como uma entidade totalmente alheia aos anseios do homem comum, sem as garras do poder... E o pior, permitiu que o reú tomasse a decisão que eles (masgistrados)deveriam ter tomado!

Reveja agora as outras notícias que acertaram o alvo na última semana:

Serra afirma que defesa comercial do Brasil contra China é furada

80% das matérias básicas são comuns a todos concursos públicos

Roriz lança mulher como candidata para driblar Ficha Limpa

Receita Federal atesta que não existe sigilo, diz especialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário