
Atualizado às 18h33 - 10/09
Brasil tem mais de 8 milhões de pessoas desocupadas. A notícia(08/09) produzida pela redação Terra e disponibilizada no site do webjornal, acertou na mosca o alvo da 72ª semana do Target NewsWeek, game de análise de notícias que classifica as cinco (se houver)que fizeram a diferença ao longo da semana. Os dados apurados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)em 2009, ano em que o País mais sentiu os efeitos da crise econômica que começou nos Estados Unidos. O número representa aumento de 18,5% em relação ao registrado em 2008, quando havia pouco mais de 7 milhões de brasileiros desocupados. Em 2004, o País tinha 8,2 milhões de pessoas ociosas. A crise global ajudou a formar um acréscimo de 1,3 milhão de pessoas no contingente de desempregados."O efeito da crise na PNAD foi mais expressivo que na PME (Pesquisa Mensal de Emprego). A desocupação mostra isso de maneira clara e nítida", acrescentou a coordenadora da PNAD, Márcia Quintslr. A PNAD tem cobertura nacional, enquanto a PME cobre as seis maiores regiões metropolitanas do País.
Segundo o IBGE, a crise global provocou aumentos acima de um ponto porcentual nas taxas de desemprego, de 2008 para 2009, em países como Espanha, que saltou de 11,3% para 18%; Chile, de 7,8% para 10,8%; Estados Unidos, de 5,8% para 9,3%; México, de 4,0% para 5,5%; e França, de 7,4% para 9,1%.
Causas e consequências da notícia A notícia revela dados que o governo tentou ocultar por um bom tempo, mas que agora vem à tona através de pesquisa do IBGE, órgão bastante respeitável. Embora o impacto da crise global tenha sido menor no Brasil, o Ministério do Trabalho nunca admitiu qualquer elevação na taxa de desemprego no país. Concorre para tal comportamento do governo o fato de 2010 ser ano eleitoral e não pegaria bem para candidatos do governo que tentam uma vaguinha nas eleições de 3 de outubro.
Reveja agora as outras notícias que acertaram o alvo na última semana:
2ºGovernadores que disputam a reeleição arrecadam mais
3º Pnad: Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional
4º Brasil é 3º país que mais bloqueia redes sociais no trabalho
5º Ranking de competitividade global coloca Brasil na 58ª posição
Nenhum comentário:
Postar um comentário