sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

'Nerds como fato novo em queda de ditador' acerta 94ª


Atualizado às 08h37 - 12/02
Os nerds das redes sociais são o único fato novo em queda do ditador do Egito,afinal 'Hosni Mubarak acabou politicamente, mas o regime não'. A notícia (11/02) produzida por Lúcia Müzell (Direto de Paris) e disponibilizada na seção 'Mundo' do portal Terra, acertou na mosca o alvo da 94ª semana do Target NewsWeek, game de análise de notícias que classifica as cinco (se houver)que fizeram a diferença ao longo da semana. O ditador egípcio Hosni Mubarak bem que tentou, mas não foi capaz de se manter no poder após 18 dias de protestos incessantes no país pedindo a sua queda. Agora, os egípcios vão ter de mostrar que estão preparados para derrubar não apenas o presidente, mas o regime político instalado no Egito há 30 anos.

"Mubarak acabou politicamente, não há mais a menor chance de ele exercer qualquer poder no Egito", analisa Barah Mikaïl, pesquisador da Fundação para as Relações Internacionais e o Diálogo (Fride), de Madri, e ex-diretor de pesquisas em Oriente Médio e África do Norte no Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas (Iris), de Paris.

Causas e consequências da notícia - A notícia revela que vivemos novos tempos em a mídia tradicional funcionou apenas como mera mediadora de algo protagonizado pelos nerds infiltrados nas redes sociais. Aliás, criadas inocentemente para ampliar a rede de amigos. Mas nem todo mundo acredita nisso. Afinal, 'acreditar que a internet, por si só, fortalece a democracia é uma ideia tão simplória quanto achar que a queda de um governo autoritário sempre dá lugar a um democrático', sentencia o jornalista Tiago Dória, tendo como base o recém-lançado livro 'The Net Delusion' (432 páginas/Editora PublicAffairs)do pesquisador em política e internet Evgeny Morozov. Claro, não somos tão ingênios assim! Mesmo porque, a 'metáfora das palmas' nos mostra que o caminho das verdadeiras mudanças é sempre lento e gradual. Mas, no caso do Egito, todo mundo do governo egípicio foi pego de calça na mão, inclusive os Estados Unidos, cuja CIA 'não foi capaz' de antever e frear um processo otimizado pelos nerds - nem tão nerds assim - que ganham o seu precioso tempo fazendo mudanças estruturais através das agora não tão inocentes assim redes sociais. E como diz steven johnson: "coisas ruins podem ser boas", mantra que tem de servir de lição aos pais que acreditam só em fadas madrinhas. E vendo a queda de um ditador estando atrás do meu velho laptop, posso vociferar que as minhas aulas de Cibercultura não foram palavras jogadas ao vento; eram presságios de um professor que acredita nas coisas que diz aos seus alunos... Agora, eles conhecem a força do ciberativismo, sabem que podem muito mais que seus pais jamais imaginaram conquistar. Agora a rede está em festa. Apesar do meu sobrenome libanês, hoje eu sou um árabe de alma lavada e um egípicio de coração. Viva o Egito!

Confira agora as outras notícias que acertaram o alvo da última semana:

Conselho Militar informa que está "estudando" mudanças no Egito

Umberto Eco: Lula ofendeu a Itália no caso Cesare Battisti

Número de empréstimos para veículos caiu nada menos que 45%

Regras de concessão de crédito do BC fazem carro zero cair 10%

Nenhum comentário:

Postar um comentário