sábado, 18 de dezembro de 2010

‘Crápulas no poder por mãos do TSE’ acerta alvo 86ª


Atualizado às 13h02 - 18/12
Esta sexta-feira marcou mais um capítulo da história da conturbada democracia brasileira. Foram diplomados os candidados eleitos em 2010, com a ficha nem tão limpa assim, graças à cultura das liminares que apodrecem o judiciário brasileiro. A notícia(17/12) produzida pela Agência Brasil disponibilizada no portal Zero Hora, acertou na mosca o alvo da 86ª semana do Target NewsWeek, game de análise de notícias que classifica as cinco (se houver)que fizeram a diferença ao longo da semana. E foi com base numa dessas liminares, que o TSE liberou a diplomação de Paulo Maluf, acusado de improbidade administrativa. Na outra ponta, em função da liberalidade da lesgislação brasileira, outros candidatos do quilate de Romário, Tiririca, cantores de todos os gêneros e ex-BBB's recheam o rol dos políticos de qualidade duvidosa diplomados para a nova legislatura. Na diplomação dos eleitos por São Paulo, aplausos para Tiririca e vaias para Maluf.

O comediante Francisco de Oliveira (PR) obteve 1,3 milhão de votos e o ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf(PP), chegou a ter os quase 500 mil votos recebidos na última eleição anulados por ter sido condenado em primeira instância por improbidade administrativa. Condenação que o incluía no rol de candidatos fichas sujas. Na última segunda-feira, contudo, a condenação foi cassada pela 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo. Com isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revogou a decisão que cassou o registro da candidatura de Maluf.

Causas e consequências da notícia - A notícia sobre a diplomação de candidatos de qualidade duvidosa revela como o judiário brasileiro não é tão independente assim da esfera política. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, concedeu uma liminar que garante a Maluf o direito de ser diplomado para um novo mandato na Câmara dos Deputados. Na decisão, Marco Aurélio levou em conta o fato de o Tribunal de Justiça (TJ-SP) ter anulado no início da semana uma condenação que existia contra o deputado. Antes da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, Maluf era considerado um político "ficha-suja". As idas e vindas no campo eleitoral geram sempre perplexidade. No caso de Tiririca, então, fica a sensação de estelionato eleitoral. Afinal como ser representado por um cidadão semi-analfabeto? Sabe ler, mas não sabe escrever... Ou vice-versa! Interpretar, nem pensar! Neste caso, pensar é coisa para loucos!

Confira agora as outras notícias que acertaram o alvo da última semana:

RSF pede a Obama para que EUA não persigam Wikileaks

Impacto do aumento vergonhoso do salário dos deputados

Movido a fisiologismo, PT impõe a Dilma primeira derrota

CNJ barra golpe de R$ 2 bilhões e 300 milhões no Banco do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário