domingo, 6 de junho de 2010

'Desmascarados arapongas de Dilma' acerta alvo da 58ª


Desmascarados arapongas a serviço de Dilma Roussef, pré-candidata do PT à Presidência da República. A notícia (05/06), produzida pelo jornal Hoje em Dia e disponibilizada por quase todos os veículos de comunicação do país, acertou na mosca o alvo da 58ª semana do Target NewsWeek, game de análise de notícias que classifica as cinco (se houver)que fizeram a diferença ao longo da semana. A articulação para montar uma central de dossiês a serviço da campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República teria contado com a participação de arapongas ligados aos serviços secretos oficiais. O jornalista Luiz Lanzetta, figura central no escândalo dos dossiês, divulgou sábado (05/06) nota explicando seu afastamento do núcleo de coordenação de comunicação da pré-candidata petista Dilma Rousseff. Na nota, Lanzetta assume toda a responsabilidade pelo episódio, confirmando o encontro com arapongas. Mas revela que a proposta de monitoramento dos adversários de Dilma partiu do delegado aposentado da Policia Federal Onésimo de Souza.

Blog do Noblat:

Ao contrário do que disse Onésimo em entrevista para a "Revista Veja", de que recebeu uma proposta para monitorar todas as conversas do tucano José Serra, Lanzetta disse que em meados de abril foi procurado pelo ex-policial, de quem teria partido a proposta do monitoramento, que chamou de "projeto de trabalho".

Causas e consequências da notícia - A notícia em suma nos faz pensar sobre o que realmente importa: apreender a notícia assim como ela é, ou pensar a notícia com ou sem os atributos que facultam à informação que realmente nos interessa? Sem abusar da vaga de um filósofo da zona, pensar no lado B de um jornalista atrás de fama e fortuna, rasga a razão de existência de qualquer cartilha dessas que lemos nas aulas de Ética no Jornalismo... Se o professor não segura nem a lanterna da ética profissional, como esperar tal coisa numa redação de jornal? De fato, há muito o jornalismo de verdade vendeu seu espaço para qualquer anúncio de sabonete. Agora a bola da vez é a Copa dos sem-ingressos. Depois, a cultura da mídia se encarrega de encontrar uma festa oba-oba para lhe render dividendos sem pensar no que realmente importa para quem virou refém de seu canto... Não importa mais de qual jornal saiu o tal araponga. Pelos jornais, dizem que é do Estado de Minas, cujo slogan já escancarou: "o grande jornal dos mineiros". Embora qualquer dossiê abra qualquer caixa de Pandora, os atributos da informação que realmente interesse não se escondem debaixo de um ato tão vil. Afinal, a informação que interessa nos faz mais feliz, ao contrário de que qualquer outra informação egoísta produzida pela cultura da mídia.

Reveja agora as outras notícias que acertaram o alvo na última semana:

Sancionada lei do Ficha Limpa sem certeza de vigorar ainda este ano

Israel X Gaza: toda verdade levada ao extremo perde qualquer valor

Não houve acerto

Não houve acerto

Nenhum comentário:

Postar um comentário