domingo, 30 de maio de 2010

'Inelegibilidade do casal Garotinho' acerta alvo da 57ª


Por 4 votos a 3, os magistrados do Tribunal Eleitoral do Estado (TRE-Rio) decidiram pela inelegibilidade do casal Anthony Garotinho e Rosinha Mateus (PMDB). A notícia (28/05), produzida e disponibilizada pelo Blog do Beto, acertou na mosca o alvo da 57ª semana do Target NewsWeek, game de análise de notícias que classifica as cinco (se houver)que fizeram a diferença ao longo da semana. Garotinho e Rosinha eram acusados num processo sobre uso indevido de meios de comunicação, durante a campanha de 2008 de Rosinha para a prefeitura de Campos, no Norte Fluminense. Os dois ficarão com direitos políticos cassados por 3 anos, além de ser marcada uma nova eleição em Campos. Embora ainda caiba recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a decisão do TRE fluminense revela como as coisas estão mudando na política brasileira.

O julgamento chegou a ficar empatado em três votos a três. Coube ao presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, o voto de minerva. “Os fatos foram inadmissíveis. O pleito eleitoral tem que ter uma lisura absoluta, trata-se de um direito da sociedade”, justificou o desembargador.

Causas e consequências da notícia - Esperamos que a decisão do TRE-RJ seja uma em meio a outras tantas sem-fim que passarão a nortear o noticiário nacional. Afinal, o imaginário negativo do Brasil só mudará se mudarmos questões culturais incrustadas, como a velha aceitação passiva da corrupção política que assola ainda hoje norte a sul do país. Precisamos mudar a nossa postura diante do espaço público. Negar qualquer sentimento de pertencimento, é o mesmo que entregar a nossa casa a quem você não jamais viu. Enxergar a urgência de ações positivas é o primeiro passo para não entregar de vez o Estado de mão-beijada aos eternos usurpadores do poder. Diferente do que canta Gilberto Gil, o Rio de Janeiro não continua lindo... Nem o Rio, nem a maioria dos pontos turísticos espalhados pelos país, os quais tentamos vender usando bônus de prostitutas. Até quando, Brasil?

Reveja agora as outras notícias que acertaram o alvo na última semana:

Eleições - 48% dos eleitores brasileiros são contra voto obrigatório

Férias coletivas: linha branca só funciona na base do IPI reduzido

Pacto de Teerã-Brasil-Turquia é ''inaceitável'' para Estados Unidos

Conheça 4 formas de explorar os caminhos que levam à Estrada Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário