
Caos aéreo causado por nuvens vulcânicas expelidas de um vulcão em atividade na Islândia coloca toda tecnologia aérea em xeque, após 100 anos de supremacia tecnológica. A notícia (18/04), produzida pelo webjornal A Notícia e disponibilizada no portal Clic kRBS, acertou na mosca o alvo da 51ª semana do Target NewsWeek, game de análise de notícias que classifica as cinco (se houver)que fizeram a diferença ao longo da semana. A tecnologia que fez e ainda faz o mundo girar mais rápido revelou a sua fragilidade, ao deixar milhões de passageiros à espera de boas notícias mal acomodados em saguões lotados de aeroportos, principalmente no Continente Europeu. Na sexta-feira, 2 dias após o anúncio dos primeiros cancelamentos de voos, a agência de tráfego aéreo Eurocontrol anunciou que quase dois terços dos voos europeus haviam sido cancelados, uma vez que a maior parte do espaço aéreo continuava fechada na Grã-Bretanha e em grandes partes das regiões central e norte da Europa. Foi a maior operação de cancelamento de voos desde os atentados de 11 de setembro.
Especialistas explicam que as cinzas vulcânicas, que contêm pequenas partículas de vidro e pedras pulverizadas, são capazes de danificar motores e fuselagens, podendo fazer os aviões cair. Em 1982, um jumbo da British Airways caiu na Indonésia depois de passar numa nuvem de cinza e perder a potência das turbinas. Este foi a razão para o setor a rever os procedimentos quando há cinzas vulcânicas na atmosfera. O caos aéreo deve-se às cinzas provenientes da erupção no vulcão que fica sob a geleira Eyjafjallajokull, na Islândia, iniciada desde quarta-feira. A coluna de cinzas chega a 11 quilômetros de altura.
Causas e consequências da notícia - A notícia foi gerada como outras tantas pelo determinismo imposto pela natureza aos seres vivos de uma forma geral. O que não é novidade mais é a falência do imaginário em torno do determinismo tecnológico. No caso em questão, o avião que até hoje em dia vinha mantendo a sua fama de fazer o mundo girar mais rápido, viu na semana que passou a sua imagem de eficiência cair por terra literalmente. Se há 100 anos, o avião fez com que o mundo ficasse menor na perspectiva do turismo e das relações entre as pessoas, a notícia do caos aéreo revelou-nos que a humanidade erra ao optar pelo pagamento de altas ações que endossem tecnologias questionáveis. Chegou a hora de abrir um debate em favor do uso de novas formas de transporte em massa, mais segura e eficiente, sem que para isso tenhamos que agredir ainda mais a natureza.
Reveja agora as outras notícias que acertaram o alvo na última semana:
2º Portabilidade vale também para quem tem dívida com bancos
3º CBF e Clube dos 13 brigam pelo frágil imaginário do torcedor
4º Enquanto isso, a FIFA ganha isenção de impostos no Brasil
5º Não houve acerto
Nenhum comentário:
Postar um comentário