segunda-feira, 19 de abril de 2010

'Tecnologia aérea em xeque' acerta alvo da 51ª semana


Caos aéreo causado por nuvens vulcânicas expelidas de um vulcão em atividade na Islândia coloca toda tecnologia aérea em xeque, após 100 anos de supremacia tecnológica. A notícia (18/04), produzida pelo webjornal A Notícia e disponibilizada no portal Clic kRBS, acertou na mosca o alvo da 51ª semana do Target NewsWeek, game de análise de notícias que classifica as cinco (se houver)que fizeram a diferença ao longo da semana. A tecnologia que fez e ainda faz o mundo girar mais rápido revelou a sua fragilidade, ao deixar milhões de passageiros à espera de boas notícias mal acomodados em saguões lotados de aeroportos, principalmente no Continente Europeu. Na sexta-feira, 2 dias após o anúncio dos primeiros cancelamentos de voos, a agência de tráfego aéreo Eurocontrol anunciou que quase dois terços dos voos europeus haviam sido cancelados, uma vez que a maior parte do espaço aéreo continuava fechada na Grã-Bretanha e em grandes partes das regiões central e norte da Europa. Foi a maior operação de cancelamento de voos desde os atentados de 11 de setembro.

Especialistas explicam que as cinzas vulcânicas, que contêm pequenas partículas de vidro e pedras pulverizadas, são capazes de danificar motores e fuselagens, podendo fazer os aviões cair. Em 1982, um jumbo da British Airways caiu na Indonésia depois de passar numa nuvem de cinza e perder a potência das turbinas. Este foi a razão para o setor a rever os procedimentos quando há cinzas vulcânicas na atmosfera. O caos aéreo deve-se às cinzas provenientes da erupção no vulcão que fica sob a geleira Eyjafjallajokull, na Islândia, iniciada desde quarta-feira. A coluna de cinzas chega a 11 quilômetros de altura.

Causas e consequências da notícia - A notícia foi gerada como outras tantas pelo determinismo imposto pela natureza aos seres vivos de uma forma geral. O que não é novidade mais é a falência do imaginário em torno do determinismo tecnológico. No caso em questão, o avião que até hoje em dia vinha mantendo a sua fama de fazer o mundo girar mais rápido, viu na semana que passou a sua imagem de eficiência cair por terra literalmente. Se há 100 anos, o avião fez com que o mundo ficasse menor na perspectiva do turismo e das relações entre as pessoas, a notícia do caos aéreo revelou-nos que a humanidade erra ao optar pelo pagamento de altas ações que endossem tecnologias questionáveis. Chegou a hora de abrir um debate em favor do uso de novas formas de transporte em massa, mais segura e eficiente, sem que para isso tenhamos que agredir ainda mais a natureza.

Reveja agora as outras notícias que acertaram o alvo na última semana:

Portabilidade vale também para quem tem dívida com bancos

CBF e Clube dos 13 brigam pelo frágil imaginário do torcedor

Enquanto isso, a FIFA ganha isenção de impostos no Brasil

Não houve acerto

Nenhum comentário:

Postar um comentário