domingo, 16 de maio de 2010

‘Games superam Band e Rede TV!’ acerta alvo da 55ª


Atualizado às 18:41 – 19/05
Audiência dos games além do uso da TV para outros aparelhos, como DVD’s, VHS e internet, vem crescendo gradativamente, mas de forma consistente no Brasil, tanto que já supera alguns canais de TV aberta, como Band e RedeTV!. A notícia (11/05), produzida pelo colunista do UOL,Ricardo Feltrin, e disponibilizada no mesmo portal, acertou na mosca o alvo da 55ª semana do Target NewsWeek, game de análise de notícias que classifica as cinco (se houver)que fizeram a diferença ao longo da semana. Diferente dos altos pontos de audiência dos games nos Estados Unidos, por aqui a audiência dos jogos eletrônicos ainda é baixa. Talvez a explicação esteja no fato da geografia sócio-econômica do planeta nos colocar entre os países periféricos, embora a Coreia do Sul seja uma tremenda exceção. Por lá, as Novas Tecnologias de Informação (NCT´s) já suplantaram em muito as mídias tradicionais. Pois bem, abaixo da linha do Equador, as coisas acontecem de forma lenta, pelo menos no que tange a superação da TV pelos games. Na pesquisa do Ibope, a audiência dos games e o uso da TV em outros aparelhos cresceu de 1,6% (2005) para 3,6 (2009), contra 1,7% (2005) e 2,1% (2009) da registrados pela RedeTV! e 2,9% (2005) e 3,4% (2009) da Band. Para se ter uma ideia da mudança do cenário midiático brasileiro, dos 5 canais abertos apenas a TV Globo registrou uma ligeira elevação: 29,7% (2009) contra 29,2 (2008), embora a emissora vem sofrendo sucessivas quedas de audiência desde de 2005, quando ostentava 35,5% pontos.

No chamado horário nobre, o ibope da TV paga e UHF era de 4,1 pontos em 2005; em 2009 chegou a 5,0. O mesmo ocorreu com o "Ibope" dos chamados "outros aparelhos": saltou de 1,6 ponto em 2005 para 3,6 pontos no ano passado --um crescimento de 125%

Causas e consequências da notícia - a notícia produzida pelo colunista Ricardo Feltrin é o retrato das mudanças que vem ocorrendo no cenário midiático nos países periféricos: o avanço inquestionável das NCT's, em especial, os games, cuja audiência já supera muitos programas de TV no horário nobre americano e até megaproduções de Hollywood. Embora lento e gradual, esse movimento da audiência revela a busca das pessoas por informação mais qualificada, afinal “Quanto mais estivermos pessoalmente envolvidos com uma informação mais fácil será lembrá-la."(LÉVY, 1993 apud SEABRA, 2007) Abaixo o quadro proposto por nós sugere um mapa das top 10 mídias que emulam informação que interessa exclusivamente aos usuários ativos. Aqui, entendemos por ativo aquele usuário que é capaz de interferir na informação que recebe de forma interativa, ou seja, propondo novas perspectivas para o assunto abordado na troca de informação, de maneira que consiga extrair do núcleo informativo da mensagem a informação que interessa para si. No decorrer do processo podem se tornar excelentes exploradores na busca de soluções para problemas sociais.



Reveja agora as outras notícias que acertaram o alvo na última semana:

Caixa é único banco a elevar juros após BC aumentar selic

Candidata Dilma rousseff defende os juros mais altos do planeta

Não houve acerto

Não houve acerto

Nenhum comentário:

Postar um comentário